segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Curiosidades do Casamento

Casamento
Você sabia que a cerimônia de casamento nasceu na Roma antiga? Todo esse ritual da noiva se vestir especialmente para a cerimônia veio de lá e virou uma tradição. Foi em Roma ainda que aconteceram as primeiras uniões de direito à liberdade da mulher casar por sua livre vontade.

Lua de mel
A palavra lua de mel tem sua origem nos casamentos por captura. Era assim: um homem apaixonava se por uma mulher, capturava a amada (muitas vezes contra a sua vontade) e a escondia por um mês (de uma lua cheia até a outra) em algum lugar afastado. Durante esse período, eles bebiam uma mistura afrodisíaca, adocicada com muito mel, até que ela se rendesse à sua sorte. Daí o nome “lua de mel”.

Buquês e seus significados
Os primeiros buquês de noivas incluíam não apenas flores, mas também ervas e temperos. Os mais populares, geralmente com cheiro mais forte, como os alhos, eram usados para espantar os maus espíritos. As flores tinham, cada uma, seu significado: Hera representava fidelidade; Lírio, a pureza; Rosas Vermelhas, o amor; Violetas, a modéstia; Não-Te-Esqueças-de-Mim era o símbolo de amor verdadeiro; Flores de Laranja davam fertilidade e alegria ao casal.

Padrinhos Guarda-costas
A tradição da escolha de um padrinho é, na realidade, um costume que remonta à antiguidade, quando se escolhia um bom amigo, na maioria das vezes um guerreiro tribal para ajudar a proteger a noiva de possíveis raptores, conhecidos por rondarem o local da cerimônia.

Chá de Cozinha
Era uma vez um pobre moleiro holandês que ficou apaixonado por uma rica donzela. O pai da virgem desaprovou o casamento e recusou-se a financiar a união dos dois. Os amigos do moleiro, numa atitude de carinho e amizade, juntaram se e ofereceram a eles alguns dos itens que ajudariam a mobiliar a casa. Assim, há muitos séculos atrás, nasceu o chá de cozinha.

Posição da noiva e noivo
A razão da noiva ficar sempre do lado esquerdo do seu noivo tem sua origem entre os anglo-saxões. O noivo, temendo um ataque dos dragões e outras ameaças, deixava sempre o braço direito livre para sacar a sua espada.

Aliança
Você sabia que o uso da aliança de casamento vem da tradição cristã, desde o século XI, e que era colocada no terceiro dedo da mão esquerda, pois acreditavam que nesse dedo havia uma veia que ia direto para o coração? Aliás, ainda hoje, esse costume é praticado nos casamentos islâmicos.

Vestido de noiva
Você sabia que o vestido branco para o casamento, que foi adotado em todo mundo, veio da Inglaterra, através da rainha Vitória em sua união com o primo, príncipe Albert?
Sabia que foi a rainha quem o pediu em casamento? Pois é! Naquela época não era permitido fazer um pedido desses a uma rainha de modo que ela não teve outra alternativa senão a de pedir o príncipe em casamento.

Flores no caminho
Os antigos romanos tinham o costume de atirar flores no trajeto da noiva, acreditando que as pétalas fariam a noiva ter sorte e dar carinho ao marido.

Chuva de arroz - Ritual chinês?
Na China Antiga, a mais de 2000 anos antes de Cristo, o arroz já era tido como símbolo de fartura. O hábito de atirar alguns grãos de arroz sobre os noivos após a cerimônia nupcial data da Antiguidade. A tradição teve origem na China, onde um Mandarim poderoso quis dar prova de vida farta, e fez com que o casamento de sua filha se realizasse sob uma “chuva” de arroz.

Véu de noiva
O uso do véu da noiva era um costume da antiga Grécia e que foi criado para proteger a noiva de mau olhado e também dos seus possíveis admiradores.

Por que as pessoas se casavam?
Para esposar um dote (meio honroso de enriquecer) e para ter filhos legítimos que recolheriam a sucessão e perpetuariam o “corpo cívico”, os cidadãos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário